A drenagem linfática é recomendada no pré e pós-cirúrgico acelerando a recuperação pós-operatória, evitando fibrose e possíveis edemas. O emprego da drenagem linfática antes e depois da cirurgia – sempre ajudará a conseguir melhores resultados. Por isso, tanto os cirurgiões quanto outros profissionais estéticos recomendam o tratamento como coadjuvante nas cirurgias estéticas.
No período pré-cirúrgico, a drenagem ajuda a ativar a circulação linfática da zona que vai ser operada, especialmente quando o paciente apresenta uma circulação lenta. Na recuperação pós-cirúrgica, a técnica é empregada de forma suave para drenar edemas, favorecer e agilizar a regeneração e reparação da pele e de outros tecidos afetados.
Linfa
É o líquido que está contido nos vasos que compõem o sistema linfático. Semelhante ao plasma sanguíneo, ela é incolor e viscosa, composta por água, substâncias orgânicas e inorgânicas, resíduos e toxinas resultantes do trabalho do metabolismo. A linfa conduz o líquido excedente e as toxinas aos órgãos excretores, provocando uma limpeza interna. Ela também é responsável por levar oxigênio, substâncias nutritivas e hormônios para os tecidos, o que é fundamental para o funcionamento do nosso organismo.