Cerca de oitenta por cento das informações que recebemos nos chegam ao cérebro através da visão, estando esta diretamente ligada ao desenvolvimento escolar, social e profissional. Muitos problemas visuais costumam aparecer já na infância e, se forem negligenciados, podem se agravar levando a várias conseqüências, como baixo rendimento escolar, difícil convívio social e inaptidão para esportes.
Segundo estatística da Organização Mundial da Saúde (OMS), aproximadamente vinte por cento dos escolares apresentam alguma afecção nos olhos, sendo mais freqüentes os erros de refração, representados pela Hipermetropia (dificuldade para ver de perto), Miopia (dificuldade para ver de longe) e Astigmatismo (dificuldade para ver de longe e de perto).
A criança portadora de algum erro de refração pode apresentar alterações no comportamento, tais como irritabilidade, insegurança, falta de interesse, dificuldade para a leitura e a escrita, além de fadiga ao esforço visual. Podem também estar presentes sintomas como tonturas, dores de cabeça, visão embaçada e fotofobia (sensibilidade excessiva à luz).
Há um método simples e eficaz que permite uma primeira aferição da acuidade visual e que pode ser realizado por quem mais conhece o aluno (o professor), desde que devidamente instruído. O teste da acuidade visual é feito através da leitura de letras (escala de Snellen) que leva a um primeiro diagnóstico do estado de saúde oftalmológica do aluno. Sua aplicação é indicada como um pré-requisito para encaminhamento ao exame oftalmológico, cabendo ao médico oftalmologista o diagnóstico final do caso, assim como o devido tratamento. É conveniente aplicar o teste no início do ano letivo para que não haja interferência no processo ensino/aprendizagem.
Lembre-se que muitas crianças são taxadas de desinteressadas e preguiçosas devido a seu baixo desempenho na escola. Não raro, por trás desse desinteresse e preguiça encontramos uma criança com grande déficit de visão.
Dr. Levi Madeira
Médico oftalmologista e membro titular
do Conselho Brasileiro de Oftalmologia